26 de abril de 2010

Sporting pode tornar-se numa das 3 equipas do mundo com mais titulos colectivos em diferentes modalidades.

"Queremos que o Sporting seja um grande clube, tão grande como os maiores da Europa." As palavras de José Alvalade na fundação do clube, em 1906, já foram lembradas várias vezes durante a história do clube mas nunca estiveram tão próximas da verdade como agora.

Numa altura em que o futebol atravessa um período mau e o futuro das modalidades colectivas é motivo de discussão anualmente, o Sporting está na luta para conquistar a Taça Challenge, uma das competições europeias de andebol. Com os eslovenos do RD Slovan no caminho nas meias-finais, os adeptos pensam já na hipótese de alcançar Barcelona e CSKA Moscovo. Relembre-se que o Sporting venceu os eslovenos na primeira mão por 28-23

Em quê? Catalães e moscovitas são as equipas mais eclécticas da Europa no que respeita à diversidade de títulos em modalidades colectivas, considerando futebol, basquetebol, andebol, voleibol, hóquei em patins e atletismo.

O poderio do Barcelona é conhecido. No futebol deram cartas no último ano e chegaram aos 13 títulos em competições europeias. Mas o sucesso não se resume a uma bola de futebol e a uma baliza. Os blaugrana também têm títulos no basquetebol, andebol e hó-quei em patins.

Maior estranheza poderá causar o CSKA Moscovo. É natural que não tenha tantos títulos como os espanhóis, mas a diversidade é a mesma: títulos europeus em quatro modalidades distintas. Além de basquetebol, andebol e voleibol, a equipa russa tem ainda um troféu no futebol, um título que os sportinguistas têm na memória. A vitória em Alvalade na final da Taça UEFA em 2004/05 foi o primeiro e único título europeu da equipa.

Imediatamente atrás de Barcelona e CSKA surge o Sporting. Os leões venceram o primeiro título europeu no futebol em 1963/64, ao derrotar o MTK Budapeste na final da Ta-ça das Taças. O hóquei em pa-tins foi a segunda modalidade a dar títulos europeus ao clube no qual se destacaram António Livramento, Chana, Ramalhete ou Sobrinho. Os leões venceram a Liga dos Campeões em 1976/77, a Taça CERS em 1983/84 e a Taça das Taças em 1980/81, 1984/85 e 1990/91.

O título mais recente, e possivelmente um dos mais impressionantes, foi o de campeão da Europa de atletismo de pista em 2000, precisamente no ano em que a equipa de futebol quebrou o jejum de títulos nacionais que durava desde 1982.

Este sábado, dez anos depois, a equipa de Paulo Faria começa a dar os últimos passos para tentar concretizar o sonho da fundação de José Alvalade frente ao RD Slovan. O técnico leonino confessou que preferia enfrentar outro adversário na primeira meia-final em competições europeias do Sporting.

A segunda mão disputa-se a 2 de Maio.

Sem comentários:

Enviar um comentário