23 de abril de 2010

João Pina: «Geri bem a vantagem»


João Pina estava radiante após garantir a sua primeira medalha, e logo de ouro, nos Europeus de Viena, na categoria de -73 kg. "Não é fácil", começou por dizer à SIC Notícias, explicando depois como foi o combate da final, frente ao russo Batradz Kaitmazov: "Consegui pontuar cedo e depois geri bem a vantagem até ao final. Mas nunca é fácil."


Renato Santos, assessor da Federação Portuguesa de Judo, não se coibiu nos elogios ao judoca do Sporting. "Este resultado significa um trabalho contínuo que o João tem vindo a desenvolver há vários anos e ele está de parabéns. Fez uma excelente prova, foi sem dúvida o melhor atleta da categoria. Ganhou todos os combates com grande distinção", disse à Rádio Renascença.

Um dia após a medalha de bronze de Telma Monteiro (-57 kg), Pina arrecada o ouro, superando na final o russo Batradz Kaitmazov por waza-ari.


João Pina chegou à final depois de derrotar Zaza Kedelashvili, nas meias finais, por ippon. O georgiano foi campeão nos Europeus de Lisboa, em 2008, quando ainda competia no peso inferior (-66 kg). Para lá chegar, o português tinha ganho a poule B, ao sair vitorioso de três combates, o segundo dos quais frente ao ainda vice-campeão europeu, o holandês Dex Elmont.

O judoca do Sporting começou por derrotar o checo Jaromir Jezek (waza-ari), depois venceu Elmont (waza-ari) e, finalmente, o polaco Krzystof Wilkomirski, pela pontuação máxima (ippon).

Este é o melhor resultado de sempre de Pina, que nunca tinha conseguido uma medalha em europeus, mundiais ou Jogos Olímpicos como sénior.

by: Record

Sem comentários:

Enviar um comentário