4 de junho de 2010

UMA FUTURA CRAQUE LEONINA!



O futebol é o desporto rei, e no novo milénio o "soccer" já assumiu contornos que levam muitos a classifica-lo como a religião do XXI. Mas os tempos em que o futebol era visto como um desporto apenas para homens parecem estar decididamente a ficar para trás, pois com o aparecimento de figuras como Mia Hamm, a tecnicista Marta, e a possante Birgit Prinz, o futebol tornou-se uma actividade desportiva e um meio de inserção social apelativo também para as jovens pré-adolescentes que cada vez mais procuram encontrar o seu espaço.

Em Portugal, as meninas podem jogar lado a lado com os meninos até ao escalão de Infantis A / Sub-13, sendo posteriormente separados à medida que os níveis de maturação física e atlética tornam mais difícil que as jovens do sexo feminino consigam manter o ritmo dos rapazes.

Em Portugal das pessoas que mais têm feito para trazer o futebol feminino para os grandes palcos tem sido Mónica Jorge (Seleccionadora Nacional A e Sub-19) que compreende a importância de estimular a prática da modalidade entre as jovens mulheres, consciente de que o caminho a percorrer ainda é longo, mas a Mister advoga que o futuro será risonho se houver um continuo apoio à modalidade.

A escassez de equipas de futebol feminino a nível de camadas jovens tem levado a que muitas jovens talentos simplesmente desapareçam por falta de incentivo, motivação ou oportunidades para poderem explanar o seu talento e dar asas ao seu sonho. Um desses casos poderia ser o de Inês Macedo, ponta-de-lança que presentemente joga integrada numa equipa mista de meninos e meninas na Escola Academia Sporting na Póvoa de St Iria e que compete no campeonato Sub-10 da AFL envergando a camisola do Atlético Povoense.

A Capitã Inês não se faz rogada, possuidora de um carácter forte a menina impõe-se nos jogos, seja a rematar ou a assistir os companheiros, a "Matadora de Salvaterra de Magos" tem dado nas vistas ao marcar golos às equipas Sub-10 do Sporting e Benfica, e foi inclusive considerada a melhor jogadora na prestigiada Portugal Cup onde em 12 jogos "vacinou" as redes adversárias em 24 ocasiões. A somar às suas qualidade enquanto atleta, Inês é igualmente uma aluna exemplar.

Inês Macedo é uma menina singular, sendo com apenas 10 anos já considerada um talento emergente no futebol feminino e com francas potencialidades para um dia poder chegar à Selecção Nacional caso os seus talentos continuem a ser explorados de forma saudável e enquadrada numa equipa que a permita crescer sem perturbações de ordem social. À medida que os anos vão passando as dificuldades aumentam para as meninas conseguirem competir em equipas mistas, a complexidade e exigência vai aumentando, os obstáculos vão surgindo, e começam a surgir os primeiros sinais de desmotivação e frustração. Para assegurar um futuro risonho, estão a ser preparadas condições para que a Inês se mantenha no futebol.

Nem sempre é fácil para meninas jogarem com meninos em idades tão precoces, para além das desvantagens de natureza física que mais cedo ou mais tarde se manifestam, existe também a necessidade de haver um bom acompanhamento psicológico por parte dos pais e treinadores de modo a permitir que o seu crescimento possa ser equilibrado e tendo em conta as diferenças de mentalidade entre os dois sexos. Existirá sempre, especialmente em idades mais jovens a tendência para um individualismo exacerbado, uma tendência para rematar frequentemente e que se manifesta mais nos rapazes, sendo que as raparigas cedo evidenciam uma maior apetência para a união, trabalho de equipa e apenas arriscar o passe em condições mais favoráveis para o colectivo, sendo que por causa destas particularidades das suas personalidades, os treinadores encorajam sempre as meninas a interagirem socialmente com o(a)s companheiro(a)s de modo a evitarem que se formem grupos separados dentro do seio da equipa, e para poderem potenciar um crescimento psicológico equilibrado e são de forma a que nenhuma criança se sinta excluída ou socialmente desajustada na tão importante fase pré-puberdade.

Esforços estão a ser desenvolvidos de modo a que Inês e outras meninas Lisboetas com valor e capacidade possam encontrar o seu "habitat futebolístico" ideal para assim poderem continuar o seu desenvolvimento humano e atlético de forma tranquila e sã, sendo que os responsáveis da EAS da Póvoa, em conjunto com a estrutura do Sporting tentarão tornar viável o projecto de criarem uma equipa de futebol feminino para integrarem as jovens talentos. Estão a ser desenvolvidos contactos no Desporto Escolar, surgindo também o apoio da Educação Física neste novo projecto. A Seleccionadora Nacional também já se disponibilizou para apoiar e incentivar a jovem Inês, sendo que agora caberá às entidades responsáveis e agentes desportivos dar o exemplo com base na ética e na moral desportiva que deve sempre reger o futebol.

by: academia de talentos

Sem comentários:

Enviar um comentário