30 de junho de 2010

Paulo Sérgio: " A cabeça comanda o corpo"


O plantel sportinguista viveu ontem mais uma jornada de trabalho de pré-temporada na Academia, em Alcochete, com dupla sessão de treino (às 9h00 e às 17h30), e o técnico Paulo Sérgio prosseguiu com os seus ensinamentos e lições para moldar a equipa ao seu estilo de jogo. Sempre muito interventivo e didáctico, uma lição destacou-se no preparo matinal de ontem: "A cabeça comanda o corpo".

Paulo Sérgio quer que os jogadores pensem antes de executar, qualquer que seja a tarefa a desempenhar. Não se trata do "páre, escute, olhe" que pode salvar vidas, mas sim de uma espécie de "olhe sem parar antes de receber, comunique e execute" que possa levar a equipa ao golo. O técnico pretende alterar rotinas e hábitos de jogo e não se cansou de pedir, durante um exercício com bola, aos seus jogadores para fazerem pressão alta e em bloco mantendo um ritmo elevado. "Todos e não só um", frisava cada vez que queria reforçar a ideia.

Recuperada a bola, mais uma lição, desta feita para aprimorar as transições defesa-ataque, com exigências aos laterais para darem largura ao jogo encostando nas alas e procurando linhas para receber a bola e poder avançar no terreno.

Com apenas 18 jogadores disponíveis na sessão matinal - já que sete jogadores se ausentaram para tratar dos vistos de entrada nos Estados Unidos onde o Sporting se desloca no final de Julho (ver mais informação nestas páginas) -, a "peladinha" foi mais importante para incutir as ideias acima descritas do que pelo resultado. Saleiro, para os de colete, e Wilson Eduardo, para os sem colete, foram os marcadores do jogo com um golo cada um, mas a equipa do primeiro venceu por 2-1 por serem mais eficazes na execução dos ensinamentos de Paulo Sérgio, pois um golo marcado fruto de uma recuperação de bola no ataque valia a dobrar...

Com colete jogaram Tiago, Grimi, João Pereira, André Santos, João Moutinho, Maniche, Yannick Djaló, Postiga e Saleiro; e do outro lado, sem colete, estiveram Rui Patrício, Carriço, Abel, Tonel, João Gonçalves, André Martins, Diogo Salomão, Wilson Eduardo e Pongolle.

Sem comentários:

Enviar um comentário