11 de maio de 2010
Sporting 4 - 2 Benfica (Escolas B)
FICHA DE JOGO:
Sporting Clube de Portugal 4-2 Sport Lisboa e Benfica
Campeonato Distrital da AF Lisboa de Infantis - 2ª Divisão - 2ª Fase B Série 4
Data: 8 de Maio de 2010
Hora: 16h30
Local: Estádio Universitário de Lisboa
SPORTING CLUBE DE PORTUGAL: 1- Miguel Pinto; 6-Ivan Costa; 7- João Marchão; 8- Daniel Bragança; 9- Emanuel Silva; 10- Rodrigo Bastos (Capitão) e 11- Leandro Tipote (Sub-Capitão).
Suplentes Utilizados: 2- Thierry Correia; 3- Tomás Rebelo; 4- Alfredo Silva; 5- Ivan Cruz e 13- Frederico Duarte
Treinador: Bruno Freitas
Director: Agenor Fernandes
SPORT LISBOA E BENFICA: 1- Manuel Sebastião; 3- Francisco Moura; 4- Daniel Alves (Capitão); 5- Nuno Mouralinho; 8- Márcio Moita (Sub-Capitão); 9- Mário Santos e 13- Tomás Cardoso.
Suplentes Utilizados: 6- Bruno Figueiredo; 11- Gedson Fernandes; 10 - Ricardo Fernandes; 2- André El Khalej e 7- David Ramalhete.
Treinador: André Matos
Director: Vítor Bandola
Árbitro: Manuel Santos
Indisciplina: nada a registar
Resultado ao Intervalo: 2-1
Resultado Final: 4-2
Marcadores: Leandro Tipote (1 e 3 mins.), Thierry Correia (31 min.) e Alfredo Silva (39 min.); Daniel Alves (14 min.) e Tomás Cardoso (45 min.)
Melhores em Campo: Leandro Tipote (Sporting) e Tomás Cardoso (Benfica)
CRÓNICA:
Com a chuva a dar algumas tréguas, o público acorreu num número assinalável perante o dia complicado que se verificava a nível de meteorologia, a um jogo de atletas nascidos em 1999 mas a actuar num escalão acima, em Infantis. Em relação à partida, o Sporting entrou de forma decidida, chegando ao golo por duas ocasiões nos primeiros 5 minutos. O golo inaugural para os leões foi mesmo conseguido à passagem do 1º minuto, num remate à entrada da área finalizado por Leandro Tipote, que voltaria a marcar pouco tempo depois, aos 3 minutos. Os encarnados empatariam a contenda aos 14 minutos, por Daniel Alves, cobrando uma grande penalidade. Com esta vantagem mínima a beneficiar o Sporting chegar-se-ia ao intervalo.
Logo que se iniciou a segunda metade os leões voltaram a marcar nos primeiros instantes, desta vez por Thierry Correia, e oito minutos passados desde a obtenção desse tento o Sporting chegaria ao quarto golo, por Alfredo Silva, jogador ainda sub-10. Os encarnados ainda reduziriam a diferença, aos 45 minutos, num livre directo apontado por Tomás Cardoso, mas não tiveram depois argumentos para discutir o resultado, levando a equipa verde-e-branca o jogo de vencida.
Esquemas do Futebol de 7 - 2x3x1A equipa da casa apresentava no seu 7 inicial uma dupla mais recuada, composta por Ivan Costa e Daniel Bragança, actuando mais adiantados, no sector intermediário, Rodrigo Bastos pelo centro, João Marchão pelo lado direito e Leandro Tipote pela esquerda, apoiando outro jogador sub-10 da equipa do Sporting que se colocava no ataque, Emanuel Silva.
Já as águias Mário Santos como atleta mais adiantado no terreno, apoiado por um trio composto por Tomás Cardoso pela ala direita, aparecendo Nuno Mouralinho pela zona central e Márcio Moita mais encostado ao flanco esquerdo. Na defensiva, dupla formada por Francisco Moura e Daniel Alves.
1ª Parte: Entrada a marcar rende vantagem sportinguista
Entrada a roçar a perfeição ao nível da eficácia para o Sporting, que ao primeiro minuto da partida abria o activo por Leandro Tipote, que dois minutos depois marcava o seu segundo golo na partida. Cruzamento proveniente da direita, para ao segundo poste cabecear para a baliza, com a bola ainda a bater num defensor do Benfica.
Impressionante entrada do Sporting, que com 2 golos em 5 minutos tentava jogar um futebol baseado na maleabilidade do posicionamento dos jogadores no ataque, com o objectivo de baralhar as marcações benfiquistas. Já os encarnados tentavam jogar um futebol apoiado, mais seguro, sem errar ao nível do passe.
Perto do quarto de hora o Benfica reduziria distâncias. Tirando partido de um castigo máximo, Daniel Alves apontou o castigo com sucesso. Com a diferença mínima, o Sporting tentava responder, aos 19 minutos, com Leandro Tipote a ser mais uma vez protagonista, rematando forte, com a bola a não passar muito longe da trave da baliza defendida por Daniel Sebastião.
O Benfica tentava uma aproximação ao empate, actuando nesta fase na partida de forma mais pressionante, enquanto os leões se esforçavam por colocar os seus atletas em situações de ataque rápido, tentando aproveitar potenciais espaços na defensiva encarnada.
O Sporting chegaria de novo à baliza encarnada aos 21 minutos, com Ivan Cruz a cabecear à trave, não conseguindo depois efectuar a recarga nas melhores condições.
O jogo ia progredindo com notas de algum equilíbrio, com o Benfica a movimentar-se mais pelas zonas ofensivas. O Sporting ia procurando efectuar combinações entre o elemento mais adiantado e os jogadores das alas, em triangulações que poderiam dar situações de superioridade numérica. Chegar-se-ia ao descanso, com o Sporting em vantagem por um golo.
2ª Parte: Nova entrada forte, impedindo reacção encarnada
Tinha o segundo tempo tido o seu início há apenas um minuto quando o Sporting marcaria o seu terceiro golo. Canto cobrado pela direita, com Thierry Correia a surgir de rompante ao 1º poste, cabeceando para o golo leonino.
O Sporting colocava-se novamente numa privilegiada vantagem para vencer a partida. O Benfica acusava um pouco a pressão de voltar a ter de enfrentar uma diferença de dois golos, estagnando a evolução da sua exibição.
O Sporting sentia-se confiante, continuado a jogar em terrenos mais adiantados, voltando ao remate aos 35 minutos, por Frederico Duarte, proporcionando uma boa defesa ao guarda-redes benfiquista. No mesmo minuto o Benfica ripostava, num livre directo apontado por Bruno Figueiredo, de forma colocada, à trave da baliza do Sporting.
O Benfica esboçava a sua reacção, procurando um golo que viesse colocar em perigo a posição vencedora do Sporting. É, todavia, nessa fase que o Sporting volta a marcar, num lance em que a bola é colocada no lado direito em Alfredo Silva, que tranquilamente desviou a bola do guarda-redes Daniel Sebastião no momento da sua saída.
Parecia ter sido encontrado o vencedor da partida, com esta machadada nas aspirações encarnadas. O Sporting tentava, mesmo assim, não conceder a iniciativa de jogo ao Benfica, procurando manter a posse de bola em constante movimento, conseguindo aos 42 minutos mais uma boa ocasião de remate, por Emanuel Silva, que rematou algo enrolado, mas a bola, bem direccionada para o canto inferior direito, foi parada por uma boa defesa de Daniel Sebastião.
Um minuto após, Leandro Tipote consegue o remate, em força, mas com o disparo a sair ao lado da baliza das águias, que aos 45 minutos conquistaram um livre em posição frontal, com alguma distância para a grande área. Na cobrança do livre, Tomás Cardoso colocou muito bem o esférico, conseguindo um golo de belo efeito.
Chegava-se assim aos últimos dez minutos, que não registaram grandes ocasiões de perigo. O Sporting jogava curto, para que o Benfica tivesse o mínimo de jogo possível na sua posse, e o jogo até ao final baseou-se em disputas individuais pela posse da bola, não conseguindo o Benfica voltar a colocar a baliza de Miguel Pinto em apuros.
O Sporting vencia assim a partida, conquistando três pontos que permitem aos leões manter uma 2ª Fase imaculada, com 9 vitórias em 9 jogos disputados, ocupando a 1ª posição da Série 4, deslocando-se agora ao Colégio São João de Brito, enquanto o Benfica se posiciona no 4º posto, com 15 pontos, recebendo agora o Cultural da Pontinha na próxima ronda.
ANÁLISE INDIVIDUAL: Sporting Clube de Portugal
1- Miguel Pinto - Não teve de fazer grandes defesas, mas procurou manter-se tranquilo, para satisfazer da melhor forma as necessidades da equipa.
6- Ivan Costa - Concentrado a defender, mostrou também facilidade em sair com a bola jogável, transportando bem a bola para a zona intermediária.
7- João Marchão - Bem colocado na direita, posição de onde assistiu Leandro Tipote para o segundo golo leonino.
8- Daniel Bragança - Impressionou pelo 'timing' no corte. Bem posicionado, mostrou facilidade no corte,mostrando sangue-frio nesse aspecto.
9- Emanuel Silva - Pertencente ao escalão de 2000, procurou atacar a baliza adversária sempre que teve oportunidade.
10- Rodrigo Bastos - Qualidades na visão de jogo, colocando bem os passes por si desferidos, perdendo muito poucas bolas.
11- Leandro Tipote - Foi o principal responsável pela entrada letal dos leões em campo, marcando 2 golos em 5 minutos.
2- Thierry Correia - Teve também oportunidade de colocar o seu nome na liusta de marcadores, num cabeceamento com intenção.
3- Tomás Rebelo - Lutador a defender, não quebrou o ritmo defensivo da sua equipa, respondendo bem à chamada do treinador.
4- Alfredo Silva - Este pequeno jogador, dotado de grande qualidade técnica, mostrou predicados no 1x1, conseguindo ainda acrescentar um golo à sua exibição.
5- Ivan Cruz - Entrou para o ataque, não tendo estado longe de marcar, conseguindo um cabeceamento à trave da baliza do Benfica.
13- Frederico Duarte - Integrou-se bem no centro do terreno, apoiando bem a equipa em situações ofensivas, tendo também chegado ao remate.
DECLARAÇÕES:
Bruno Freitas (treinador do Sporting):
"Relativamente ao jogo, na primeira parte acho que o jogo foi um bocadinho mais equilibrado, tivemos a grande vantagem de ter começado o jogo praticamente com dois golos, isso deu-nos uma certa vantagem.
O Benfica conseguiu marcar e reduzir através de um golo que surgiu de uma grande penalidade, e até ao final da 1ª parte penso que esse golo nos intranquilizou um bocadinho, mas a toada foi sempre o equilíbrio na 1ª parte. Na 2ª acho que estivemos um bocadinho melhor, tivemos uma situação para complicar um bocadinho as saídas do Benfica para o ataque, essa estratégia surtiu efeito porque os atletas conseguiram-se adaptar bem a essas pequenas alterações que fomos efectuando para eles se irem habituando a que no próprio jogo por vezes é necessário seguirmos várias estratégias, e a adaptação deles foi bastante positiva.
Não queria perder esta oportunidade de realçar a qualidade de todos os meninos do Sporting, de todos os escalões mas neste caso particular do grupo de 99, é um grupo com muitos meninos de qualidade que se têm esforçado por melhorar e isso tem-nos feito evoluir. A acrescer a isso, gostaria de destacar que hoje jogámos com dois meninos sub-10, nascidos no ano de 2000, penso que isso reforça e realça a aposta que o Sporting está a fazer na formação e no desenvolvimento dos seus atletas. Esta equipa do Sporting está inserida numa Série de Infantis e, se quer que lhe diga, ainda nem sei a diferença pontual, mas aquilo que nos interessa é o desempenho deles, que foi sempre positivo, têm-se empenhado bastante, e o facto de jogarem num escalão acima traz realmente algumas vantagens, jogar contra adversários mais velhos obriga a uma concentração maior, e consequentemente acredito numa evolução maior, e é por isso que participamos numa competição de Infantis com meninos de Escolas."
Leandro Tipote (Sub-Capitão do Sporting):
"Estivemos bem, finalizámos bem, não nos precipitámos e segurámos bem a bola. Penso que estive bem, podia ter feito melhor em algumas jogadas."
André Matos (treinador do Benfica):
"À semelhança do que aconteceu na 1ª volta, os golos que sofremos acabam por condicionar o resto do jogo, pois mexe com a moral dos atletas e acaba por prejudicar-nos tanto no aspecto defensivo como ofensivo.
O Sporting entrou bem no jogo, acabámos por sofrer dois golos de erros nossos, e isso condiciona o jogo, estar atrás do resultado com 2 golos de desvantagem é difícil, mas mais uma vez estivemos bem. Na 2ª parte não reagimos como queríamos e as dificuldades mantiveram-se e não criámos situações de perigo como costumamos fazer, mas eles estão de parabéns, cumpriram mais uma etapa na formação deles, isso é o mais importante, a derrota faz também parte do processo de desenvolvimento deles como cidadãos."
Tomás Cardoso (jogador do Benfica):
" Acho que poderíamos ter feito melhor, demos muitas bolas ao adversário, devíamos trocar mais a bola. Acho que estive bem,mas ofereci algumas bolas ao adversário."
fonte: academia de talentos
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)


Sem comentários:
Enviar um comentário