18 de maio de 2010

O leão com corpo de dragão pode não ser só uma Quimera


O Sporting recupera a espinha-dorsal do FC Porto campeão da Europa em 2004: quem tem pernas joga, quem não tem dirige. Dentro ou fora do campo

O título não passa de uma quimera para o Sporting desde 2002 e, talvez por isso, os responsáveis leoninos inspiraram-se na figura da Quimera - um ser mitológico representado com um corpo híbrido entre leão, dragão e cabra - para mostrar que é possível alcançar mais do que um mero encurtar de distâncias. Afinal, os lisboetas tiveram mais troféus europeus do que o FC Porto até 1987, mais campeonatos até 1998 e mais taças até 2010. Os tempos mudaram; agora, a única bandeira verde-e-branca que resta é nunca ter terminado abaixo do 5.º lugar.

José Eduardo Bettencourt quer dar um rumo diferente à história e encontrou o norte no modelo azul-e-branco de Mourinho (2002 e 2004): Villas-Boas esteve garantido (mas não veio); Costinha, Nuno Valente, Pedro Mendes e Postiga já estão confirmados; Evaldo e Maniche estarão seguros em breve. A ex-espinha dorsal dos dragões espalhou-se por toda a estrutura do futebol leonino sete anos depois: quem ainda tem pernas, joga; quem não tem, dirige. Dentro ou fora de campo. E a inspiração nortenha não se resume a esse período: Quaresma, contratado pelo FC Porto em 2004 no negócio que envolveu a saída de Deco (outro nome cogitado), é a prioridade do Sporting. Parece um remake da aposta do Benfica entre 2001 e 2003, altura em que recuperou Zahovic, Drulovic, João Manuel Pinto, Argel, Peixe e Féher.

MANICHE: QUASE O site do Colónia confirmou um rumor há muito comentado: o interesse leonino em Maniche. "O jogador revelou o desejo de se juntar ao Sporting para ficar mais perto da família", podia ler-se no site dos germânicos. Podia mas já não pode - poucas horas depois, essas frases foram retiradas e ficou somente o anúncio da rescisão com o médio. Mas é mesmo verdade: o internacional, que chegou a figurar na lista de 50 pré-convocados para o Mundial, está a caminho de Alvalade, onde pretende acabar a carreira. Ele que, como Costinha (ex-companheiro, amigo e futuro superior), também é sócio do clube há alguns anos. E até está disponível a baixar o salário.

EVALDO: PERTO O lateral-esquerdo do Sp. Braga, que passou pelo Dragão em 2003-04, está a ser negociado pela SAD leonina e, em breve, deverá assinar contrato. Os arsenalistas estão a subir o preço do luso-brasileiro, mas deverá haver fumo branco por um valor perto dos 2,5 milhões de euros (sem atletas envolvidos). Aliás, da defesa dos vice-campeões, João Pereira foi contratado, Evaldo está perto, Rodríguez encontra-se na lista. Só sobra Moisés, que foi leão mas saiu um mês depois.

DECO: LONGE O médio-ofensivo vai sair do Chelsea mas prefere regressar ao Brasil, onde o poder orçamental dos grandes clubes já é superior à realidade portuguesa. Mas não deixa de ser uma hipótese pensada, até para resgatar a figura do número 10 há muito perdida em Alvalade. Agora, Deco está tão longe como Carlos Alberto ou Hugo Almeida, outros referenciados. Mas, no futebol, o que hoje é verdade amanhã já pode não ser...

fonte:jornal i

Sem comentários:

Enviar um comentário