by:ojogo
30 de junho de 2010
Defender em bloco compacto atrás e pressão à frente
by:ojogo
Paulo Sérgio: " A cabeça comanda o corpo"
O plantel sportinguista viveu ontem mais uma jornada de trabalho de pré-temporada na Academia, em Alcochete, com dupla sessão de treino (às 9h00 e às 17h30), e o técnico Paulo Sérgio prosseguiu com os seus ensinamentos e lições para moldar a equipa ao seu estilo de jogo. Sempre muito interventivo e didáctico, uma lição destacou-se no preparo matinal de ontem: "A cabeça comanda o corpo".
Paulo Sérgio quer que os jogadores pensem antes de executar, qualquer que seja a tarefa a desempenhar. Não se trata do "páre, escute, olhe" que pode salvar vidas, mas sim de uma espécie de "olhe sem parar antes de receber, comunique e execute" que possa levar a equipa ao golo. O técnico pretende alterar rotinas e hábitos de jogo e não se cansou de pedir, durante um exercício com bola, aos seus jogadores para fazerem pressão alta e em bloco mantendo um ritmo elevado. "Todos e não só um", frisava cada vez que queria reforçar a ideia.
Recuperada a bola, mais uma lição, desta feita para aprimorar as transições defesa-ataque, com exigências aos laterais para darem largura ao jogo encostando nas alas e procurando linhas para receber a bola e poder avançar no terreno.
Com apenas 18 jogadores disponíveis na sessão matinal - já que sete jogadores se ausentaram para tratar dos vistos de entrada nos Estados Unidos onde o Sporting se desloca no final de Julho (ver mais informação nestas páginas) -, a "peladinha" foi mais importante para incutir as ideias acima descritas do que pelo resultado. Saleiro, para os de colete, e Wilson Eduardo, para os sem colete, foram os marcadores do jogo com um golo cada um, mas a equipa do primeiro venceu por 2-1 por serem mais eficazes na execução dos ensinamentos de Paulo Sérgio, pois um golo marcado fruto de uma recuperação de bola no ataque valia a dobrar...
Com colete jogaram Tiago, Grimi, João Pereira, André Santos, João Moutinho, Maniche, Yannick Djaló, Postiga e Saleiro; e do outro lado, sem colete, estiveram Rui Patrício, Carriço, Abel, Tonel, João Gonçalves, André Martins, Diogo Salomão, Wilson Eduardo e Pongolle.
26 de junho de 2010
Goleada (10-0) ao Sarilhense
Ao fim de uma semana de trabalho, Paulo Sérgio viu em acção todos os jogadores do plantel, com excepção do último reforço a chegar a Alvalade: o central argentino Marco Torsiglieri, que cumpriu, na véspera, o primeiro treino de leão ao peito.
Apesar da forte carga física a que foram sujeitos nos últimos dias, os leões deram boa resposta no primeiro jogo-treino da pré-temporada, “brindando” o 1.º Maio Sarilhense com dez golos sem resposta.
João Moutinho, Carlos Saleiro (2), Wilson Eduardo (2), Owusu, Maniche (2), Pongolle e Daniel Carriço foram os marcadores de serviço.
Eis as opções de Paulo Sérgio: 1.ª parte: Tiago (Vítor Golas), João Gonçalves (Abel), Polga, Mexer, Grimi, André Martins, Wilson Eduardo, João Moutinho, Diogo Salomão, Carlos Saleiro e William Owusu; 2.ª parte: Vítor Golas (Rui Patrício), Abel (João Pereira), Daniel Carriço, Tonel, Evaldo, André Santos, Yannick, Maniche, Izmailov, Pongolle e Hélder Postiga.
O plantel leonino regressa ao trabalho na segunda-feira, em sessão agendada para as nove horas. No final, Paulo Sérgio faz o balanço do arranque da preparação da época 2010/2011.
25 de junho de 2010
André Marques no Beira-Mar
Os responsáveis pelo clube aveirense chegaram a um entendimento com o Sporting e garantiram a cedência do jovem defesa, de 22 anos, ele que na última época esteve emprestado ao Iraklis, da Grécia: V. Setúbal, Freamunde, U. Leiria e Olivais e Moscavide são outras equipas que também constam do seu currículo.
Mexer e João Gonçalves viajam para Olhão
Daúto Faquirá, novo técnico dos algarvios, está a partir de hoje em Olhão para continuar a planificar a época. Com Marco Couto, director desportivo, irá definir os alvos que faltam para completar o plantel.
24 de junho de 2010
Torsiglieri, um gigante em Alvalade
Defesa-central argentino chega ho- je para fazer exames médicos e assinar contrato; mede 1,90 m e dá centímetros à defesa.Um central à medida de Paulo Sérgio. Marco Torsiglieri tem apenas 22 anos e alguns jogos nas pernas, mas um grande potencial (a fazer jus ao seu 1,90 metros), chegando a Alvalade por um preço a rondar os 3 milhões de euros. Torsiglieri tem passe ítalo-argentino. Depois de André Santos, Maniche e Evaldo, Torsiglieri será o quarto reforço para a temporada 2010/11.
O jogador chegou hoje a Lisboa para fazer os habituais testes médicos e assinar contrato. "Estou feliz por ir jogar no Sporting e com ganas para ganhar títulos", disse antes de embarcar para Portugal. Ao início da tarde de ontem, a SAD leonina comunicou à CMVM ter chegado a um "acordo de princípio" com o Vélez Sarsfield para a transferência do central. Mas só hoje poderá oficializar a transferência.
"Trata-se de uma excelente oportunidade. Estou muito contente com o facto de ir para Portugal e poder representar o Sporting. É um clube grande", referiu o central, pouco preocupado com a adaptação. "Conheço o Leandro Grimi e está lá o Matías Fernández. São jogadores com quem vou falar quando chegar a Portugal e que me podem ajudar naquilo que for preciso", afirmou o jogador argentino.
E segundo o seu empresário, Eduardo Gamarnik, Torsiglieri tem características idênticas a Samuel: "Posso compará-lo ao Walter Samuel. É um central canhoto, forte, joga bem de cabeça, tem personalidade e sai bem a jogar com a bola", disse, antevendo que dentro de alguns anos será um central titular da Argentina.
Tem dupla nacionalidade, é italo-argentino, e isso pode ajudar, e muito, na sua utilização, já que conta como comunitário (se usar o passaporte italiano). Representava o Vélez Sarsfield, clube que tem emergido nas últimas duas décadas na Argentina. E foi o único clube onde Ernesto "Che" Guevara ainda jogou futebol.
Paulo Sérgio tinha pedido dois defesas centrais e um já chegou. O outro só será contratado se Polga ou Tonel saírem. Os próximos dias serão assim determinantes para se saber em definitivo quem serão os centrais do novo Sporting. O treinador leonino queria acrescentar centímetros à defesa. E neste momento tem um guarda-redes (Rui Patrício) de 1, 88 metros, um defesa esquerdo (Evaldo) de 1, 84, um central (Tonel) de 1, 85, Carriço de 1,82, Polga de 1, 82 e um lateral de 1, 75 (João Pereira).
23 de junho de 2010
Marco Torsiglieri é o mais recente reforço leonino
Marco Torsiglieri, defesa-central italo-argentino de 22 anos do Vélez Sarsfield, está a um pequeno passo de se tornar reforço do Sporting, garante o "site" do clube argentino.O defesa, que tem 1,90 m de altura (77 kg), viaja esta quarta-feira rumo a Portugal para efetuar os habituais exames médicos e só depois é que irá acertar o vínculo com os leões. De acordo com a imprensa argentina, Torsiglieri custará aos cofres de Alvalade cerca de 3,3 milhões de euros.
A nosso ver Marco Torsiglieri é um tipo de jogador que faltava ao plantel leonino pois as suas caracteristicas complementam-se bastante com as de Carriço, podendo estes vir a formar uma das melhores duplas do campeonato português. Foi uma das promessas argentinas que mais se destacou no torneio clausura 2010 sendo titular indiscutível no Vélez Sársfield, o que levou a que grandes clubes Europeus o vissem com outros olhos.
Sporting já não vai ceder jogadores ao Portimonense
O Sporting não vai ceder qualquer jogador ao Portimonense na próxima temporada. Divergências financeiras quanto à divisão das percentagens de pagamento de ordenados estarão na base da decisão de desfazer o entendimento verbal estabelecido há cerca de um mês pelos dois clubes.Além do mais, os leões têm outros clubes interessados nos seus jogadores, que, inclusive, vão de encontro às exigências económicas.
O central Mexer (era um desejo do técnico que o conhece bem pela sua passagem pelo futebol moçambicano) o avançado Wilson Eduardo (foi o herói da subida, ao marcar o golo decisivo, na última jornada) eram os jogadores desejados por Litos, mas as questões financeiras impedem que ambos rumem a Portimão.
22 de junho de 2010
Baldé emprestado ao Santa Clara por uma época.
Amido Baldé, avançado dos juniores do Sporting, foi emprestado por uma época ao Santa Clara, anunciou o clube açoriano no seu site. O avançado tem 19 anos e é internacional Sub-19 português. No site do clube açoriano, o avançado é descrito como um "jogador temível no jogo aéreo", sendo "muitíssimo difícil de travar". Baldé tem uma constituição física de respeito, com 1.93 m e 85 kg.
Com esta cedência, o Sporting arranja assim forma de um dos seus activos progredir na carreira, ganhando maior experiência e ritmo competitivo.
20 de junho de 2010
Juvenis a um ponto do titulo.
Na deslocação a Guimarães, a equipa de juvenis do Sporting venceu por um categórico 4-0, ficando assim um ponto do título. Na última jornada os «leões» visitam o FC Porto.A partida na «cidade berço» começou muito equilibrada, mas sempre com ascendente dos «leões». O Sporting jogou em ataque continuado, muito apoiado, enquanto que o Guimarães optou por actuar em contra-ataque, mas sem criar grandes ocasiões de perigo para a baliza da formação «verde e branca», devido à grande concentração dos defesas «leoninos». Os pupilos de Luís Dias saíram para o intervalo a vencer por 1-0, com um golo apontado por João Carlos.
Na etapa complementar, o Sporting actuou mais recuado, jogando nas costas da defensiva contrária, dando assim mais espaço à equipa da casa. Os «leões» jogaram em ataque rápido e como consequência chegaram ao 2-0, por intermédio de Alberto Coelho. A partir dessa momento, o Vitória de Guimarães quebrou física e animicamente e o Sporting fechou a contagem em 4-0, com os dois últimos tentos a serem marcados por Bruma e Altaír Júnior.
Vitória justa e sem contestação do Sporting, que está a um ponto de se sagrar campeão nacional de juniores.






