30 de junho de 2010

Defender em bloco compacto atrás e pressão à frente


Com sessões de treino bidiárias, a equipa técnica liderada por Paulo Sérgio aproveita a pré-temporada para aperfeiçoar aspectos tácticos por sectores. No treino da tarde de ontem na Academia coube primeiro ao adjunto Sérgio Cruz e depois ao também adjunto Nuno Valente orientar os jogadores de cariz defensivo em exercícios de movimentações de cobertura em bloco compacto, sendo a bola um mero adereço indicador para os exercícios. Recorde-se que Sérgio Cruz e Nuno Valente são especialistas na matéria pois na sua carreira de futebolistas foram defesa-central e lateral-esquerdo, respectivamente. Os laterais e os médios-defensivos foram alternando, contudo, os exercícios de cariz táctico defensivo com os de transições ofensivas e de ensaio para as triplas de ataque, pois são naturalmente parte de ambos os processos. O técnico pretende que os laterais e o denominado trinco sejam os primeiros portadores de bola após as recuperações, pelo que tiveram direito a trabalho extra participando em todo o tipo de módulos de treino que o staff técnico preparou para ontem. De manhã, embora com menos jogadores, também se tinham realizado exercícios de defesa em bloco.

by:ojogo

Paulo Sérgio: " A cabeça comanda o corpo"


O plantel sportinguista viveu ontem mais uma jornada de trabalho de pré-temporada na Academia, em Alcochete, com dupla sessão de treino (às 9h00 e às 17h30), e o técnico Paulo Sérgio prosseguiu com os seus ensinamentos e lições para moldar a equipa ao seu estilo de jogo. Sempre muito interventivo e didáctico, uma lição destacou-se no preparo matinal de ontem: "A cabeça comanda o corpo".

Paulo Sérgio quer que os jogadores pensem antes de executar, qualquer que seja a tarefa a desempenhar. Não se trata do "páre, escute, olhe" que pode salvar vidas, mas sim de uma espécie de "olhe sem parar antes de receber, comunique e execute" que possa levar a equipa ao golo. O técnico pretende alterar rotinas e hábitos de jogo e não se cansou de pedir, durante um exercício com bola, aos seus jogadores para fazerem pressão alta e em bloco mantendo um ritmo elevado. "Todos e não só um", frisava cada vez que queria reforçar a ideia.

Recuperada a bola, mais uma lição, desta feita para aprimorar as transições defesa-ataque, com exigências aos laterais para darem largura ao jogo encostando nas alas e procurando linhas para receber a bola e poder avançar no terreno.

Com apenas 18 jogadores disponíveis na sessão matinal - já que sete jogadores se ausentaram para tratar dos vistos de entrada nos Estados Unidos onde o Sporting se desloca no final de Julho (ver mais informação nestas páginas) -, a "peladinha" foi mais importante para incutir as ideias acima descritas do que pelo resultado. Saleiro, para os de colete, e Wilson Eduardo, para os sem colete, foram os marcadores do jogo com um golo cada um, mas a equipa do primeiro venceu por 2-1 por serem mais eficazes na execução dos ensinamentos de Paulo Sérgio, pois um golo marcado fruto de uma recuperação de bola no ataque valia a dobrar...

Com colete jogaram Tiago, Grimi, João Pereira, André Santos, João Moutinho, Maniche, Yannick Djaló, Postiga e Saleiro; e do outro lado, sem colete, estiveram Rui Patrício, Carriço, Abel, Tonel, João Gonçalves, André Martins, Diogo Salomão, Wilson Eduardo e Pongolle.

26 de junho de 2010

Goleada (10-0) ao Sarilhense



O Sporting cumpriu este sábado, na Academia, o primeiro jogo de preparação na pré-época, goleando o 1.º Maio Sarilhense por 10-0.

Ao fim de uma semana de trabalho, Paulo Sérgio viu em acção todos os jogadores do plantel, com excepção do último reforço a chegar a Alvalade: o central argentino Marco Torsiglieri, que cumpriu, na véspera, o primeiro treino de leão ao peito.

Apesar da forte carga física a que foram sujeitos nos últimos dias, os leões deram boa resposta no primeiro jogo-treino da pré-temporada, “brindando” o 1.º Maio Sarilhense com dez golos sem resposta.

João Moutinho, Carlos Saleiro (2), Wilson Eduardo (2), Owusu, Maniche (2), Pongolle e Daniel Carriço foram os marcadores de serviço.

Eis as opções de Paulo Sérgio: 1.ª parte: Tiago (Vítor Golas), João Gonçalves (Abel), Polga, Mexer, Grimi, André Martins, Wilson Eduardo, João Moutinho, Diogo Salomão, Carlos Saleiro e William Owusu; 2.ª parte: Vítor Golas (Rui Patrício), Abel (João Pereira), Daniel Carriço, Tonel, Evaldo, André Santos, Yannick, Maniche, Izmailov, Pongolle e Hélder Postiga.

O plantel leonino regressa ao trabalho na segunda-feira, em sessão agendada para as nove horas. No final, Paulo Sérgio faz o balanço do arranque da preparação da época 2010/2011.

25 de junho de 2010

André Marques no Beira-Mar



O lateral-esquerdo André Marques é o mais recente reforço do Beira-Mar para a próxima temporada, na qual o emblema de Aveiro voltará a figurar no mapa do primeiro escalão do futebol português.

Os responsáveis pelo clube aveirense chegaram a um entendimento com o Sporting e garantiram a cedência do jovem defesa, de 22 anos, ele que na última época esteve emprestado ao Iraklis, da Grécia: V. Setúbal, Freamunde, U. Leiria e Olivais e Moscavide são outras equipas que também constam do seu currículo.

Mexer e João Gonçalves viajam para Olhão


O defesa-central Mexer e o lateral-direito João Gonçalves vão vestir a camisola do Olhanense na próxima temporada, por empréstimo do Sporting. Já são três os jogadores cedidos pelo emblema de Alvalade após a confirmação do guarda-redes Ricardo Baptista.

Daúto Faquirá, novo técnico dos algarvios, está a partir de hoje em Olhão para continuar a planificar a época. Com Marco Couto, director desportivo, irá definir os alvos que faltam para completar o plantel.

24 de junho de 2010

Torsiglieri, um gigante em Alvalade

Defesa-central argentino chega ho- je para fazer exames médicos e assinar contrato; mede 1,90 m e dá centímetros à defesa.

Um central à medida de Paulo Sérgio. Marco Torsiglieri tem apenas 22 anos e alguns jogos nas pernas, mas um grande potencial (a fazer jus ao seu 1,90 metros), chegando a Alvalade por um preço a rondar os 3 milhões de euros. Torsiglieri tem passe ítalo-argentino. Depois de André Santos, Maniche e Evaldo, Torsiglieri será o quarto reforço para a temporada 2010/11.

O jogador chegou hoje a Lisboa para fazer os habituais testes médicos e assinar contrato. "Estou feliz por ir jogar no Sporting e com ganas para ganhar títulos", disse antes de embarcar para Portugal. Ao início da tarde de ontem, a SAD leonina comunicou à CMVM ter chegado a um "acordo de princípio" com o Vélez Sarsfield para a transferência do central. Mas só hoje poderá oficializar a transferência.

"Trata-se de uma excelente oportunidade. Estou muito contente com o facto de ir para Portugal e poder representar o Sporting. É um clube grande", referiu o central, pouco preocupado com a adaptação. "Conheço o Leandro Grimi e está lá o Matías Fernández. São jogadores com quem vou falar quando chegar a Portugal e que me podem ajudar naquilo que for preciso", afirmou o jogador argentino.

E segundo o seu empresário, Eduardo Gamarnik, Torsiglieri tem características idênticas a Samuel: "Posso compará-lo ao Walter Samuel. É um central canhoto, forte, joga bem de cabeça, tem personalidade e sai bem a jogar com a bola", disse, antevendo que dentro de alguns anos será um central titular da Argentina.

Tem dupla nacionalidade, é italo-argentino, e isso pode ajudar, e muito, na sua utilização, já que conta como comunitário (se usar o passaporte italiano). Representava o Vélez Sarsfield, clube que tem emergido nas últimas duas décadas na Argentina. E foi o único clube onde Ernesto "Che" Guevara ainda jogou futebol.

Paulo Sérgio tinha pedido dois defesas centrais e um já chegou. O outro só será contratado se Polga ou Tonel saírem. Os próximos dias serão assim determinantes para se saber em definitivo quem serão os centrais do novo Sporting. O treinador leonino queria acrescentar centímetros à defesa. E neste momento tem um guarda-redes (Rui Patrício) de 1, 88 metros, um defesa esquerdo (Evaldo) de 1, 84, um central (Tonel) de 1, 85, Carriço de 1,82, Polga de 1, 82 e um lateral de 1, 75 (João Pereira).

23 de junho de 2010

Marco Torsiglieri é o mais recente reforço leonino

Marco Torsiglieri, defesa-central italo-argentino de 22 anos do Vélez Sarsfield, está a um pequeno passo de se tornar reforço do Sporting, garante o "site" do clube argentino.

O defesa, que tem 1,90 m de altura (77 kg), viaja esta quarta-feira rumo a Portugal para efetuar os habituais exames médicos e só depois é que irá acertar o vínculo com os leões. De acordo com a imprensa argentina, Torsiglieri custará aos cofres de Alvalade cerca de 3,3 milhões de euros.

A nosso ver Marco Torsiglieri é um tipo de jogador que faltava ao plantel leonino pois as suas caracteristicas complementam-se bastante com as de Carriço, podendo estes vir a formar uma das melhores duplas do campeonato português. Foi uma das promessas argentinas que mais se destacou no torneio clausura 2010 sendo titular indiscutível no Vélez Sársfield, o que levou a que grandes clubes Europeus o vissem com outros olhos.

Sporting já não vai ceder jogadores ao Portimonense

O Sporting não vai ceder qualquer jogador ao Portimonense na próxima temporada. Divergências financeiras quanto à divisão das percentagens de pagamento de ordenados estarão na base da decisão de desfazer o entendimento verbal estabelecido há cerca de um mês pelos dois clubes.

Além do mais, os leões têm outros clubes interessados nos seus jogadores, que, inclusive, vão de encontro às exigências económicas.

O central Mexer (era um desejo do técnico que o conhece bem pela sua passagem pelo futebol moçambicano) o avançado Wilson Eduardo (foi o herói da subida, ao marcar o golo decisivo, na última jornada) eram os jogadores desejados por Litos, mas as questões financeiras impedem que ambos rumem a Portimão.

22 de junho de 2010

Baldé emprestado ao Santa Clara por uma época.

Amido Baldé, avançado dos juniores do Sporting, foi emprestado por uma época ao Santa Clara, anunciou o clube açoriano no seu site. O avançado tem 19 anos e é internacional Sub-19 português.

No site do clube açoriano, o avançado é descrito como um "jogador temível no jogo aéreo", sendo "muitíssimo difícil de travar". Baldé tem uma constituição física de respeito, com 1.93 m e 85 kg.

Com esta cedência, o Sporting arranja assim forma de um dos seus activos progredir na carreira, ganhando maior experiência e ritmo competitivo.

20 de junho de 2010

Juvenis a um ponto do titulo.

Na deslocação a Guimarães, a equipa de juvenis do Sporting venceu por um categórico 4-0, ficando assim um ponto do título. Na última jornada os «leões» visitam o FC Porto.

A partida na «cidade berço» começou muito equilibrada, mas sempre com ascendente dos «leões». O Sporting jogou em ataque continuado, muito apoiado, enquanto que o Guimarães optou por actuar em contra-ataque, mas sem criar grandes ocasiões de perigo para a baliza da formação «verde e branca», devido à grande concentração dos defesas «leoninos». Os pupilos de Luís Dias saíram para o intervalo a vencer por 1-0, com um golo apontado por João Carlos.

Na etapa complementar, o Sporting actuou mais recuado, jogando nas costas da defensiva contrária, dando assim mais espaço à equipa da casa. Os «leões» jogaram em ataque rápido e como consequência chegaram ao 2-0, por intermédio de Alberto Coelho. A partir dessa momento, o Vitória de Guimarães quebrou física e animicamente e o Sporting fechou a contagem em 4-0, com os dois últimos tentos a serem marcados por Bruma e Altaír Júnior.

Vitória justa e sem contestação do Sporting, que está a um ponto de se sagrar campeão nacional de juniores.